Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Internet mais segura: sites de busca para crianças



A internet é uma ótima ferramenta para pesquisas escolares, e acho que ninguém mais consegue imaginar a vida sem o Google. Mas, como sabemos, deixar que as crianças usem sites de busca sozinhas pode ser muito perigoso. Atualmente, até mesmo palavras aparentemente inocentes, como “melancia” por exemplo, podem gerar resultados inadequados (graças às “mulheres fruta”). Por isso, se os seus filhos costumam usar a internet, sugira que eles façam suas buscas em sites próprios para crianças.  Aqui em casa usamos dois:

O Zuggi é um site de busca educativo (e brasileiro!) que, como eles mesmos dizem, “seleciona e promove conteúdo infantil de qualidade, voltado para temas educativos e vivenciados pelas crianças na sala de aula”. Seu filtro retira dos resultados imagens ou textos que contenham teor pornográfico, racista ou violento, inclusive no caso de palavras como “melancia” que citei acima. O site também disponibiliza jogos educativos pré-selecionados e o cadastro no Clube Zuggi, um clube virtual que permite que as crianças criem páginas exclusivas com seus sites favoritos, usem um pincel “marca-texto” para grifar informações nos próprios sites pesquisados e dá acesso a uma galeria de vídeos educativos pré-selecionados. Além disso tudo, a equipe mantém um blog, o Conexão Zuggi, com informações sobre educação e tecnologia.

O Kidrex é um site de buscas do Google e funciona da mesma forma que ele. Entretanto, os resultados passam pelo Google SafeSearchTM, um filtro que elimina conteúdo inapropriado. Eles também mantêm uma lista de sites que possuem conteúdo inadequado para crianças e que são excluídos dos resultados. Ao contrário do Google, o KidRex não tem opção de página inicial em português, mas sinceramente, isso não faz nenhuma diferença para as crianças! Seu maior problema é que, como falei no início do post, algumas palavras que não são barradas pelo filtro podem levar a resultados com conteúdo inapropriado.

Os dois sites alertam que nenhum filtro é totalmente eficiente e pedem que, caso você encontre nos resultados da sua busca algum site inadequado que escapou dos filtros, envie o endereço para eles através de um formulário próprio. Isso também quer dizer que, apesar da maior segurança que estas ferramentas de busca oferecem, sempre que possível, vale a pena acompanhar os filhos durante as pesquisas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário