Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Tradições de Natal: Árvore decorada



De todas as tradições natalinas, a Árvore de Natal deve ser a mais difundida e já se tornou um dos principais símbolos desta festa.  Ela esta presente em praticamente todas as casas, provavelmente por ser sob seus ramos que, habitualmente, se colocam os presentes. 


O costume de decorar árvores remonta a vários séculos antes de Cristo. Os romanos já o faziam em uma festa chamada Saturnália, que ocorria na mesma época em que comemoramos o Natal. Antes deles, religiões pagãs também decoravam árvores para celebrar a fertilidade. Aparentemente, entre os cristãos, o hábito de decorar árvores surgiu no século XVI, época em que o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva. Neste dia, a história do casal era encenada nas igrejas, tendo ao fundo uma árvore carregada de frutos para representar o Paraíso. Assim como nas igrejas, as pessoas passaram a montar este símbolo em suas casas e as árvores foram se tornando cada vez mais enfeitadas. Nos séculos seguintes este hábito se tornou muito popular, especialmente na Alemanha, e sua origem foi creditada a Martinho Lutero, principal líder religioso daquele país. Entretanto, dizem que foi outro alemão, o Príncipe Albert, casado com a Rainha Vitória da Inglaterra quem difundiu as árvores de Natal pelo mundo, após montar uma no palácio real britânico, em 1841.
Rainha Vitória e família ao redor da árvore. J.L. William, 1848. Imagem daqui.

Atualmente, para a igreja católica, a árvore simboliza a vida e, de acordo com a tradição, deve ser montada no início do Advento (em 2012 o primeiro domingo do Advento será no dia 2 de dezembro) e desmontada no dia 06 de janeiro, Dia de Reis, juntamente com toda a decoração de Natal. Por permanecer com folhas durante o inverno do hemisfério norte, representando assim a vida, o pinheiro foi adotado como a árvore símbolo do Natal em praticamente todo o mundo.

Mas não é por isso que você precisa, necessariamente, enfeitar um pinheiro tradicional neste Natal. Há muitas outras opções lindas e em diferentes estilos, mas que, a seu modo, mantêm a tradição.

Achei linda esta árvore de bolas suspensas! Moderna, mas com um toque tradicional. Esta foi feita usando uma grelha como suporte para os fios, mas uma placa com furos encomendada ao marceneiro ou uma espiral de metal também funcionam. As bolas foram penduradas seguindo um esquema de círculos concêntricos, com o fio mais curto no centro e os mais longos no círculo externo. Foram usadas 103 bolas, distribuídas em 25 alturas diferentes. Para quem quiser tentar, aqui estão as instruções e um esquema dos círculos e da posição dos furos usados, e aqui mais algumas imagens.



Quem tem crianças pequenas sabe o quanto é difícil mantê-las longe dos enfeites pendurados na árvore.  Afinal, para que servem todas aquelas coisinhas coloridas e brilhantes penduradas ali se não se pode brincar com elas? Então, antes que a árvore, vire símbolo de dor de cabeça e tristeza ao invés de diversão e alegria, vamos aproveitar esta fase das crianças e fazer uma árvore "child friendly"! A tradição será mantida, as crianças poderão redecorar a árvore quantas vezes quiserem e todos ficarão felizes! Esta é de feltro e foi colada na parede com fita dupla face. E tem até os presentes! Vi aqui.

 
 Este modelo de madeira reciclada levou somente corações e um anjo como decoração. Manter a simplicidade nos enfeites era essencial para não descaracterizar a árvore. Não é qualquer sala que aceita uma árvore tão alternativa, mas seu charme é inegável! Veio daqui.
 
Mais uma opção de árvore que ocupa pouco espaço. Esta foi feita pendurando quadrinhos, gravuras e pequenos objetos na parede, seguindo o formato de um pinheiro. Os mais leves estão presos com fita adesiva colorida (boa hora para usar as washi tapes!) e os mais pesados podem ser fixados com fita dupla face própria para quadros, que não estraga a parede ao ser retirada. Outro truque é montar o arranjo no chão primeiro e só depois colocar tudo na parede. Daqui.


 Mas se você prefere uma árvore menor e mais prática para montar e guardar, pode simplesmente coloca-la em uma moldura. Você pode usar qualquer moldura que já tenha em casa, tecido ou papel para scrapbooking de fundo e pedacinhos de madeira de caixa de frutas (na feira sempre tem). E se você tem crianças em casa, elas podem ajudar com a pintura. Aqui tem fotos do passo a passo.

Tradicional ou não, só não vale não seguir a tradição, e ficar sem Árvore de Natal!

Um comentário:

  1. Achei extremamente bonito alem de didático.
    Parabens filhota.
    BJS Pai

    ResponderExcluir